Os Benefícios da Dança Adaptada

A dança é um exercício completo, que gera estímulos tanto no âmbito da atividade física, quanto na parte artística da performance. Ela pode ser utilizada com o objetivo de trabalhar não só a força, velocidade, agilidade e flexibilidade do praticante, como também os aspectos cognitivos, e ajudar na socialização, inclusão e expressão corporal dessas pessoas.

Entre os benefícios que a dança, como exercício físico, pode proporcionar, o melhor controle no manejo da cadeira de rodas é um dos mais importantes, afinal, auxilia no desenvolvimento da autonomia dessas pessoas. Aprendendo a realizar uma série de movimentos da dança, a pessoa com deficiência aprende também a movimentar a cadeira de maneira mais livre, e em velocidades diferentes.

Já no âmbito dos benefícios artísticos, os estímulos se dão na capacidade de expressão do praticante e de uma melhor socialização do mesmo. Desenvolvendo sua capacidade interpretativa e expressiva, a pessoa com deficiência tem uma melhora na sua autoconfiança e autoestima, o que auxiliar em seu bem-estar mental.

Claro que, para conseguir alcançar tais benefícios, é necessário o acompanhamento de um especialista que analise a condição da pessoa com deficiência e delimite quais possibilidades de exercícios serão saudáveis.

Sendo praticada do jeito adequado, a dança pode agir como um estimulante na construção da autoestima de seus praticantes, que passam não só a serem visto pelos outros como pessoa autônoma, mas também a ter uma visão própria mais favorável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.