Sobre o Espetáculo[…]

O primeiro espetáculo do Projeto Carioca sobre Rodas, “Diversidade através da singularidade de cada bailarino”, busca questionar sobre a estética do corpo ideal para a dança, apresentando adaptação técnica da dança a dois para um elenco bem diversificado. Realizar este espetáculo foi um desafio para cada bailarino devido a atual Pandemia que o mundo sucumbe, contudo a paixão pela dança superou mais este desafio. 

O espetáculo envolve vários ritmos de dança como: Bolero, Zouk, samba, Tango, sertanejo, entre outros em corpos diferentes visto nos teatros. O intuito é justamente promover uma discussão sobre que corpo perfeito pode apresentar-se num espetáculo de dança e o que é perfeito para cada pessoa?

O intuito é justamente promover uma reflexão  sobre o consenso do corpo ideal para dança. A diversidade do elenco escolhido mostra a capacidade de adaptação e a expressão da dança em diversas expressões. Haveria um corpo perfeito para a dança? O que é perfeito para cada pessoa?

Nós procuramos envolver pessoas com tipos de corpos diferentes, idades diversificadas, pessoas com deficiência ou sem deficiência, proporcionando assim a representatividade e a diversidade na dança.

Roteiro

O roteiro foi elaborado e criado pela nossa assistente social e bailarina “Tais Vieira”, que com sua experiência trouxe justamente a ideia de utilizar sua observação profissional do meio social, aliada a experiência da nossa diretora “Viviane Macedo” para a criação do espetáculo. Viviane Macedo é pentacampeã de dança esportiva em cadeira de rodas e começou o projeto “Carioca sobre Rodas” baseado na sua experiência e história de vida.

Nós queremos provocar a reflexão da pessoa com deficiência ter possibilidades de dançar, a pessoa com sobrepeso, a pessoa na melhor idade e pessoas fora dos padrões estéticos de beleza com sua singularidade.

Elaboração da Acessibilidade 

O espetáculo foi justamente elaborado para chegar até todas as pessoas e por isso pensamos em implantar a audiodescrição no espetáculo juntamente com a tradução por meio da Lingua de Sinais – LIBRAS

Créditos

Produção: Carioca sobre Rodas

Direçao Geral: Viviane Macedo

Elaboração do roteiro: Taís Vieira 

Criação coreográfica

Marcelo Martins, Nathalia Riera , Letícia Oliveira e Fernando Perroti

Dançarinos

Camila Vieira

Catia Apridy

Eduardo Justo

Everaldo Ferreira

Gabriel Castro

Leticia Oliveira

Marcelo Martins

Mariana Chaves

 Nathalia Riera

Tais Vieira

Vanessa Galvão

Vinicius Rangel

Viviane Macedo

Editor de vídeo: Carlos Eduardo Rodrigues

Narrador e Interprete de Libras: Jhonata Narciso

Trilha Sonora: Karina Batista (DJ KAKA)

Audiodescrição: Tagarela produções

Realização: Projeto Carioca sobre Rodas

Duração : 50 min

Patrocínio: 

Projeto Contemplado pelo Prêmio:  Festival Funarte Acessibilidança Virtual 2020